Formação e Qualificação dos Agentes de Saúde
Nesta quinta-feira (5), em Manaus (AM), o Ministério da Saúde celebrou a formatura de mais uma turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do programa Mais Saúde com Agente. Ao todo, foram diplomados 2.706 ACS e 968 ACE, um resultado marcante que destaca o compromisso do estado com a qualificação das equipes que atuam diretamente na Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
Durante a cerimônia, o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Jerzey Timóteo, enfatizou a importância do investimento nos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “A política pública só se concretiza quando chega até as pessoas. Ninguém está mais próximo da população do que os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Investir na formação técnica desses profissionais é um passo importante para defender a vida, fortalecer o SUS e garantir o cuidado diário com a população”, afirmou Timóteo. Ele acrescentou que essa formatura representa mais do que diplomas: é um símbolo do compromisso com as comunidades, o conhecimento local e um sistema de saúde mais humano e acessível, especialmente nos desafios enfrentados no Amazonas e na Amazônia.
O Programa Mais Saúde com Agente
O programa Mais Saúde com Agente tem como propósito oferecer formação de nível técnico a agentes comunitários e de combate às endemias em todo o Brasil. A formação, que foi estruturada em um formato híbrido, abrangendo 40% de carga horária em Ensino a Distância (EaD) e 60% em atividades práticas nos territórios de atuação, visa proporcionar um aprendizado dinâmico e próximo da realidade.
Este modelo inovador de formação promove uma integração sem precedentes entre os profissionais, favorecendo o trabalho conjunto e incentivando debates, ações educativas e práticas que ampliam a visão crítica e o escopo de atuação dos agentes. O resultado disso se reflete na melhoria do cuidado prestado à população e na consolidação das redes de saúde locais.
A Importância dos Agentes de Saúde nas Comunidades
O vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), João Bosco, ressaltou o papel crucial desses profissionais. “Os agentes de saúde atuam em locais que muitas vezes são inacessíveis a políticas públicas, alcançando realidades urgentes e desafiadoras do país. É através desse profissional que o poder público se aproxima das comunidades, garantindo cuidado, presença e dignidade”, destacou.
Mostra Nacional do Programa
Nos dias 18 e 19 de março de 2026, Brasília (DF) será sede da Mostra Nacional do Programa Mais Saúde com Agente. Durante o evento, 200 trabalhos, representando todas as regiões do Brasil, serão apresentados. Cada proposta contará com dois autores principais, e os 400 agentes selecionados terão sua participação integralmente financiada para compartilhar suas experiências na capital federal.
Além da apresentação dos trabalhos, dois projetos de cada região serão premiados e suas trajetórias serão documentadas em um web documentário, produzido pelo Conasems. Esse reconhecimento visa valorizar as ações dos agentes e a relevância do trabalho desenvolvido nas comunidades.
