Capacitação para Gestores Culturais
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Diretoria de Territorialização de Cultura – SUDECULT, promove o webinário intitulado “Operacionalização PNAB – Ciclo 2”. O evento acontecerá no dia 27 de janeiro, a partir das 9 horas e busca fornecer orientações técnicas importantes a gestores culturais.
O principal objetivo da atividade é oferecer suporte na elaboração, gestão e acompanhamento de projetos que serão viabilizados por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Esta iniciativa surge em resposta a demandas identificadas pelo Fórum de Dirigentes do Extremo-Sul da Bahia.
Durante o encontro online, que será conduzido por Antônio Leone Souza Costa, diretor de Territorialização da Cultura da SUDECULT, vários profissionais da SecultBA, além de representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Fórum Estadual de Dirigentes da Bahia, estarão envolvidos. A expectativa é que o webinário contribua para a construção de um espaço colaborativo entre os participantes.
Segundo Antônio Leone, o webinário representa uma discussão essencial sobre uma política nacional que deve gerar impacto em todos os territórios culturais da Bahia. O diretor ressalta ainda que o encontro é uma oportunidade valiosa para a troca de experiências, o fortalecimento das parcerias e o desenvolvimento de temas cruciais relacionados à territorialização da cultura no estado.
Eixos de Discussão do Webinário
O conteúdo do webinário será estruturado em torno de eixos temáticos que incluem:
- Eixo normativo e jurídico;
- Governança e Territorialização;
- Monitoramento;
- Definição de metas;
- Fomento e Concepção de editais;
- Cidadania e Cultura viva.
Os tópicos serão apresentados por especialistas como Taís Viscardi, Diretora de Fomento à Cultura da SUPROCULT/SecultBA; Thaís Pimenta, Diretora de Cidadania Cultural da SUDECCULT/SecultBA; Charlles Fagundes, Assessor de Planejamento e Gestão da SecultBA; David Terra, Presidente do Fórum Estadual de Dirigentes da Bahia; e Sérgio Mascarenhas, Presidente do Fórum de Gestores do Extremo-Sul.
Oportunidade Histórica com a PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) se apresenta como uma chance ímpar para estruturar, territorializar e democratizar o acesso à produção cultural na Bahia. A iniciativa prevê um investimento de R$ 550 milhões até 2027, com uma média de R$ 110 milhões por ano, geridos pela Secretaria de Cultura do Estado. Essas ações públicas culturais visam não apenas fortalecer a cultura, mas também incentivar a participação da comunidade na construção de um cenário cultural mais inclusivo.
O webinário, que é gratuito e aberto a quem se interessar, terá início no dia 27 de janeiro, a partir das 9 horas. Para participar, os interessados podem acessar o link disponível: Webinário Operacionalização PNAB – Ciclo 2. Esta é uma oportunidade para gestores e interessados na cultura entenderem melhor as diretrizes e possibilidades oferecidas pela PNAB e, assim, contribuírem para um ambiente cultural mais dinâmico e acessível.
