Turismo Religioso em Alta entre a Terceira Idade
O turismo religioso, associado a experiências espirituais, está ganhando destaque no Brasil, especialmente entre os viajantes com 60 anos ou mais. Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus destacou que esse segmento é a segunda preferência de viagem dessa faixa etária, mostrando um crescimento significativo de interesse em comparação com outras idades.
Os dados da pesquisa revelaram que, enquanto a média de interesse nacional pelo turismo religioso é de 20%, entre os brasileiros com 60 anos ou mais, esse percentual salta para 30%. Essa faixa etária é superada apenas pelo turismo de sol e praia, que atrai 34% dos entrevistados. Em seguida, encontram-se as preferências por turismo cultural e histórico, com 22%, e turismo de bem-estar, com 14%.
Os resultados mostram que a espiritualidade e a fé desempenham um papel crucial no planejamento das viagens desse público. Além disso, o estudo indica que o interesse por roteiros religiosos aumenta com a idade. Enquanto apenas 8% dos jovens de 18 a 24 anos demonstraram interesse por turismo religioso, esse número sobe para 16% entre aqueles de 25 a 40 anos e chega a 26% entre os que têm entre 41 a 59 anos, atingindo o ápice com os viajantes de 60 anos ou mais.
Destinos Favoritos da Terceira Idade
A pesquisa também identifica os destinos mais populares entre os turistas da terceira idade. A Bahia se destaca como o principal destino, atraindo 22% das preferências desse grupo. Em seguida, estão São Paulo e Santa Catarina, com 16% e 8%, respectivamente.
A predominância da Bahia reflete sua notoriedade tanto no turismo religioso quanto no segmento de sol e praia, que é o favorito de 34% dos brasileiros com 60 anos ou mais, e de 45% da média geral de entrevistados. Essa combinação torna o estado um ponto de atração para aqueles que buscam experiências que aliam espiritualidade e lazer.
Desafios para as Viagens da Terceira Idade
Apesar desse gosto crescente por viagens, o estudo revela que o grupo de 60 anos ou mais é o que menos viajou nos últimos anos em comparação com faixas etárias mais jovens. Apenas 30% dos entrevistados dessa faixa etária afirmaram ter realizado viagens turísticas dentro do Brasil ou para o exterior desde 2023. Em contrapartida, na média da população, esse índice atinge 42% no mesmo período.
O estudo da Nexus foi realizado por meio de 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, abrangendo todas as 27 Unidades da Federação. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%, e as entrevistas foram conduzidas entre os dias 14 e 28 de outubro de 2024.
