Ação do Turismo em Aracaju Promove Identidade Local e Valorização da Cidade
A Secretaria Municipal do Turismo (Setur) se faz presente na programação do projeto Tamo Junto, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju que leva os serviços municipais diretamente aos bairros da capital. O projeto oferece uma variedade de atendimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social e cidadania. Dentro desse amplo mutirão, o turismo se destaca como um instrumento de pertencimento e valorização da identidade local.
Neste último sábado, 24, o bairro Santa Maria foi o cenário de uma ativação turística promovida pela Setur. O evento contou com um espaço interativo que apresentou os principais atrativos de Aracaju, aproximando os moradores das belezas e histórias que a cidade tem a oferecer. A intenção é fazer com que os cidadãos reconheçam e valorizem sua própria cidade, fortalecendo o vínculo com seus espaços urbanos.
“Aqui nós temos vários serviços ofertados gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Aracaju. E nós, do Turismo, não poderíamos ficar de fora, mostrando a força e a beleza que é o destino Aracaju com suas narrativas únicas”, comentou Alberto Marcelino, diretor do Departamento de Captação e Formatação de Eventos da Setur.
Na visão do secretário municipal de Turismo, Fábio Andrade, essa é uma oportunidade de elevar a autoestima do aracajuano, fazendo com que ele enxergue sua cidade como um lugar repleto de peculiaridades e encantos. “A Setur também realiza ações de valorização da história, cultura e identidade local, reforçando que o turismo começa em casa, quando o morador se orgulha de sua cidade”, explicou Andrade.
A equipe da Setur também disponibiliza atendimento direto ao público, fornecendo informações sobre turismo e opções de lazer em Aracaju, além de orientações sobre roteiros, pontos turísticos, eventos e experiências que a capital oferece.
Ao integrar o projeto Tamo Junto, a Setur amplia a abrangência das suas políticas, levando o turismo mais próximo das pessoas. A iniciativa reafirma que Aracaju é construída diariamente por seus habitantes. O projeto transforma cada bairro em um ponto de encontro com a cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e destacando que o turismo também é uma forma de cidadania.
O Tamo Junto Aracaju foi criado pela Prefeitura, podendo ser atribuído à Secretaria Municipal de Governo (Segov), com o objetivo de aproximar os serviços públicos da população, descentralizando atendimentos e estreitando laços entre a gestão e a comunidade.
Realizado mensalmente, o projeto reúne diversas secretarias e órgãos municipais, como a Saúde (SMS), a Família e Assistência Social (Semfas), a Educação (Semed), o Meio Ambiente (Sema), o Esporte e Juventude (Sejesp), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), entre outros. Essa iniciativa oferece ações abrangentes nas áreas de saúde, cidadania, cultura, esporte, empregabilidade e bem-estar, promovendo inclusão social e facilitando o acesso da população a serviços públicos de forma prática e eficiente.
