Mudanças Estruturais no Sistema FIEA
O Sistema FIEA, que abrange a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), anunciou a criação de uma nova diretoria em sua estrutura organizacional. A Diretoria de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade Industrial foi oficialmente estabelecida no último dia 15, por meio de uma reorganização das funções da antiga Diretoria de Educação e Tecnologia. Essa mudança tem como meta aumentar a capacidade de resposta do Sistema FIEA às transformações do mercado e às novas exigências do setor.
A nova diretoria será encarregada da gestão do Hub Senai, além das consultorias técnicas, do Laboratório de Metrologia e da assessoria em Sustentabilidade Industrial. Com isso, os serviços voltados à inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas estarão concentrados em uma única estrutura.
Reestruturação da Diretoria de Educação
Com a criação da nova diretoria, a Diretoria de Educação passa a focar integralmente na gestão da Educação Básica do SESI e da Educação Profissional do SENAI. Ela será responsável pelas Escolas de Referência do SESI em Maceió, além de todos os cursos profissionalizantes oferecidos nas unidades do SENAI no Poço e Benedito Bentes, e na unidade do SENAI em Arapiraca.
De acordo com Carlos Alberto Paes, superintendente do SESI e diretor regional do SENAI, a reestruturação foi discutida em conjunto com José Carlos Lyra de Andrade, presidente da FIEA, e tem como intuito acompanhar a evolução do setor produtivo. “As demandas do mercado são crescentes e isso nos exige uma constante reinvenção para acompanhar a velocidade das mudanças e as novas tendências que surgem”, enfatizou Paes.
Júlio Zorzal à Frente da Nova Diretoria
A nova diretoria de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade Industrial será liderada por Júlio Zorzal, que anteriormente ocupava o cargo de assessor de Sustentabilidade da FIEA. Em sua nova função, Zorzal assume importantes atribuições estratégicas na área de Sustentabilidade da Federação.
Para ele, a criação da nova diretoria é um passo importante para reafirmar o compromisso do Sistema Indústria em Alagoas com a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento da competitividade industrial. “Nosso objetivo é articular ações de educação, tecnologia e serviços especializados em resposta às demandas atuais e futuras do setor produtivo”, declarou Zorzal.
Trajetória de Júlio Zorzal
Com mestrado em Engenharia pelo ITA, Júlio Zorzal possui uma carreira de destaque no Sistema S, onde desempenhou funções estratégicas no SESI e no SENAI, tanto a nível nacional, em Brasília, quanto nos Departamentos Regionais do Espírito Santo e do Amapá. Ele é especialista em sustentabilidade, inovação, além de Segurança e Saúde no Trabalho. Desde 2023, Zorzal está em Alagoas, atuando inicialmente como assessor técnico e, desde 2025, como assessor de Sustentabilidade Industrial da FIEA, liderando projetos que estão alinhados à agenda ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
