Oportunidades na Residência Multiprofissional
Até a próxima terça-feira, dia 3, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, vinculado à Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), está recebendo inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso. As vagas são direcionadas especialmente para Pessoas Trans, Refugiados e Assentados (PTRA) que tenham participado do Enare 2025/2026.
Os candidatos devem possuir Bacharelado em áreas como Enfermagem, Farmácia ou Fisioterapia para se inscrever. O programa tem duração de dois anos e requer uma carga horária de 60 horas semanais em regime de dedicação exclusiva. As atividades práticas ocorrerão principalmente nas dependências do HUPAA-Ufal e em unidades de saúde do município.
Os selecionados terão direito a uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 4.106,09. O HUPAA-Ufal, localizado na parte alta da capital alagoana, é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A Importância da Residência Multiprofissional
De acordo com Glaucevane Guedes, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), o programa de residência se destaca como uma excelente oportunidade para adquirir experiência prática durante a formação acadêmica. “A Ufal e o HUPAA são exemplos de acesso à pós-graduação, cumprindo uma política de ações afirmativas. Além disso, somos referência na assistência humanizada à população”, afirmou Guedes.
As inscrições devem ser feitas através do site da Copeve, e o início das aulas está programado para 2 de março de 2026. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o edital disponível online.
Sobre a Ebserh e o HUPAA-Ufal
Desde 2014, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes faz parte da Rede Ebserh, uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que foi criada em 2011. Atualmente, a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, promovendo uma gestão de excelência e apoiando a formação de profissionais de saúde.
As unidades hospitalares ligadas a universidades federais possuem características únicas, pois, ao mesmo tempo em que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), também se dedicam à formação de novos profissionais e ao desenvolvimento de pesquisas. Esse modelo é fundamental para a melhoria da saúde pública, promovendo não apenas a formação de especialistas, mas também inovações no setor de saúde.
