Avanços no Proler Bibliotecas
O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), em colaboração com o Núcleo de Estudos em Estatísticas e Pesquisas Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), dá passos significativos na implementação do Proler Bibliotecas. Este projeto visa fortalecer as bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, tornando esses espaços mais vibrantes para a leitura, a participação social e a produção cultural.
A iniciativa atualiza e amplia o legado do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), criado em 1992. O foco é aumentar o acesso a livros e à leitura, consolidar práticas continuadas de formação de leitores e aproximar as bibliotecas das realidades locais, respeitando suas diversidades e especificidades.
Recentemente, novos processos seletivos foram anunciados para formar equipes pedagógicas que farão parte do Proler Bibliotecas. As oportunidades são voltadas para a seleção de formadores e tutores, papéis fundamentais na implementação do percurso formativo que será oferecido a profissionais e agentes culturais em todo o Brasil.
Oportunidades e Requisitos
No total, estão disponíveis 12 vagas para formadores(as) que participarão do curso “Bibliotecas como Espaços de Ativação Cultural”, que terá uma carga horária de 20 horas semanais e será realizado de forma remota. Para se candidatar, é necessário ter graduação em Ciências Humanas, Letras, Linguística, Artes ou áreas relacionadas, além de, no mínimo, dois anos de experiência em atividades formativas ligadas a bibliotecas e um vínculo ativo com uma instituição de ensino superior.
Além disso, foram abertas 13 vagas para tutores que acompanharão cursos sobre Bibliotecas como Espaços de Ativação Cultural, Mediação de Leitura e Escrita Criativa. Os candidatos a esta função também devem ter graduação nas mesmas áreas e pelo menos três anos de experiência em tutoria em educação a distância, além de vínculo com instituições de ensino superior, segundo o edital específico.
Compromisso com a Diversidade
Os processos seletivos seguem diretrizes inclusivas, reservando 20% das vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas. Além disso, haverá pontuação adicional para pessoas LGBTQIAPN+ e para aquelas que residem em áreas de vulnerabilidade socioeconômica, o que reforça o comprometimento do projeto com a diversidade, equidade e inclusão.
As inscrições estão oficialmente abertas e podem ser feitas exclusivamente pelo portal do NEES/UFAL. Essa é uma oportunidade significativa para quem deseja contribuir com a formação de leitores e a promoção da cultura em seus locais de atuação.
