Estudo de Demanda Turística Fortalece o Turismo em Piracicaba
A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba deu um importante passo na revisão do seu Plano Diretor de Turismo ao receber, na última semana, o Estudo da Demanda Turística. Este documento foi apresentado pela equipe da Leal Consultoria, encarregada de conduzir a pesquisa. O estudo, que compila dados e resultados da Pesquisa de Demanda Turística Real de Piracicaba, é parte essencial do Plano Diretor, um instrumento estratégico que visa orientar iniciativas para um turismo sustentável na cidade, promovendo sua organização e expansão.
A pesquisa que originou o Estudo foi realizada de maneira híbrida, combinando entrevistas presenciais conduzidas por pesquisadores locais com um formato eletrônico. Para facilitar o acesso às informações, QR Codes foram instalados em diversos atrativos turísticos e hotéis, permitindo que os visitantes contribuíssem facilmente. No total, foram coletadas 622 respostas, oferecendo um panorama detalhado sobre o perfil, comportamento e as percepções dos turistas em relação a Piracicaba.
Com a entrega do Estudo, a atualização do Plano Diretor avança para a fase do inventário turístico do município. Essa etapa exige a colaboração dos proprietários de empreendimentos turísticos locais, abrangendo desde restaurantes e bares até hotéis e outros pontos turísticos. A Secretaria de Turismo, em conjunto com a Leal Consultoria, entrará em contato com esses responsáveis para que preencham um formulário, essencial para a coleta de dados atualizados e precisos sobre os estabelecimentos.
“Atualizar o Plano Diretor de Turismo é fundamental para planejar o desenvolvimento do setor de forma estratégica e sustentável, sempre alinhado à realidade da nossa cidade. A pesquisa de demanda já nos trouxe informações valiosas. Agora, na fase do inventário, contamos com a colaboração dos empreendimentos de hotelaria e alimentação para garantir que o Plano reflita o turismo que temos atualmente e o que aspiramos construir para o futuro”, destacou Clarissa Quiararia, responsável pela Secretaria de Turismo.
Após a fase de inventário, é prevista a criação de programas e diretrizes que irão compor o novo Plano Diretor de Turismo, com um foco especial nas potencialidades de Piracicaba.
