Grupo Equatorial Moderniza Identificação de Unidades Consumidoras
O Grupo Equatorial, em conformidade com a Resolução Normativa ANEEL nº 1.095/2024, anunciou que irá padronizar o número de identificação das Unidades Consumidoras (UCs) e de outras instalações de energia elétrica até o dia 31 de dezembro de 2025. Essa mudança afetará todas as suas distribuidoras, que operam nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá, Goiás e Rio Grande do Sul.
O principal objetivo dessa iniciativa é fortalecer a rastreabilidade, segurança e a eficiência operacional no relacionamento com os consumidores. De acordo com as novas diretrizes, o número de identificação seguirá um padrão nacional definido pela ANEEL, que será composto por 15 dígitos. Desse total, 10 dígitos serão usados para a identificação da unidade consumidora, 3 para a distribuidora e 2 como dígitos verificadores, conforme detalhado nas instruções da agência reguladora. Esse formato se aplicará a todas as unidades, incluindo aquelas com fornecimento suspenso ou mesmo desligadas.
Leia também: Bastidores da Política na Região dos Lagos: Ações e Desafios Recentes
Fonte: odiariodorio.com.br
Leia também: Sinpro Alerta para Problemas no Aplicativo do PDAF e Pede Ação da SEEDF
Fonte: olhardanoticia.com.br
Com relação às faturas emitidas pelas Distribuidoras de energia do Grupo Equatorial, os consumidores perceberão uma mudança significativa. O novo número de 15 dígitos será visualizado com a identificação “Número da UC”, conforme o padrão adotado pela ANEEL. Essa atualização significa que os números de parceiro de negócio e de instalação não serão mais utilizados nas faturas. Agora, os clientes verão apenas o número da Unidade Consumidora, além das informações referentes ao consumo mensal e a data de vencimento.
Leia também: Prazo Estendido: Inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética vão até 5 de Outubro
Fonte: soudebh.com.br
Vale lembrar que essa mudança não acarretará em alterações contratuais para os consumidores. A continuidade do fornecimento de energia elétrica também não será afetada. Em situações de alteração de titularidade, o número da UC permanecerá inalterado; o que será atualizado é o CPF ou CNPJ do novo responsável, uma vez que o número de cadastro passará a estar vinculado ao imóvel e não mais ao consumidor. Essa mudança visa não apenas a modernização dos processos, mas também a simplificação da relação entre a empresa e seus clientes.