Novos Profissionais Fortalecem a Saúde Pública no Ceará
Em uma cerimônia repleta de emoção, 198 novos servidores da saúde do Estado do Ceará assumiram seus cargos nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025. O evento realizado na Estação das Artes contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e outras autoridades. Os novos profissionais, que incluem médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vão reforçar a rede pública estadual até 2026, com mais de 1.600 convocados previstos para serem chamados.
Raylane Menezes, técnica de enfermagem que tomará posse no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), expressou sua gratidão ao Sistema Único de Saúde (SUS), que cuidou de sua mãe: “Hoje posso retribuir tudo o que o SUS fez por mim. Estou muito feliz com essa oportunidade e com a missão de ajudar o povo do meu Ceará”. Suas palavras refletem o sentimento de muitos que receberam seus cargos, prontos para fazer a diferença na vida de quem precisa.
Leia também: Agronegócio Brasileiro Lidera na Produção de Biocombustíveis Sustentáveis
Leia também: Ceará Edimpacto: O Plano que Transforma Negócios Sustentáveis e Inclusivos
Fonte: daquibahia.com.br
A cerimônia também destacou a trajetória de outros novos servidores, como a médica Lia Bastos, que trabalhará no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Ela ressaltou a importância deste momento, afirmando: “Este dia representa dignidade profissional e o reconhecimento de que uma saúde pública forte se constrói com carreiras sólidas. Estamos aqui para servir ao povo cearense nos momentos de maior vulnerabilidade”. As palavras de Lia foram ecoadas por Chagas Vieira, que enfatizou a necessidade de valorização dos profissionais, afirmando: “Não adianta termos os melhores equipamentos se não tivermos pessoas comprometidas em prestar um serviço de qualidade”.
Compromissos e Desafios na Saúde
O secretário-chefe da Casa Civil fez um apelo aos empossados para que enxerguem cada paciente como uma vida e não apenas um número. “O que cada um de vocês deve ter no coração é a consciência da importância que vão representar na vida de alguém. É isso que move o servidor público: saber que, por meio do nosso trabalho, fazemos a diferença na vida de alguém”, declarou Chagas, reforçando a importância do atendimento humanizado.
Leia também: Suspeito de Furto é Agredido por Passageiros e Aciona a PM em Vila Velha
Fonte: jornalvilavelha.com.br
Leia também: Zap Delas: Senado Lança Canal de Denúncias de Violência Política de Gênero
Fonte: omanauense.com.br
Os 198 novos profissionais foram convocados em setembro e irão atuar em diversas funções, incluindo 37 médicos, 27 enfermeiros, 111 técnicos de enfermagem, entre outros. Eles estarão presentes em instituições como o Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e o Samu 192 Ceará.
Uma Celebração de Conquistas
Lauro Perdigão, secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, representando a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, celebrou a importância do evento. “Este é um momento de alegria, onde vemos que pessoas, com esforço e mérito, alcançam o sonho de se tornar servidores públicos do SUS”, afirmou. Em seu discurso, ele também incentivou os novos servidores a transformarem dificuldades em oportunidades. “É assim que nosso SUS evolui e a saúde melhora para o povo cearense”, completou.
A história de Airlania Vieira, uma das novas técnicas de enfermagem, ilustra a emoção desse dia. Ela se lembrou da amiga que a inspirou a escolher a profissão. “É muita emoção estar aqui. Passei por tantas dificuldades para chegar até aqui. Estudei muito, e hoje sou técnica de enfermagem concursada do Hias. Com essa realização, poderei realizar também os sonhos do meu filho”, contou, emocionada. Airlania, mãe de um adolescente autista, vê essa conquista como uma virada em sua vida e um passo importante para atender a necessidade de seus pacientes, especialmente as crianças.
Com a posse desses novos funcionários, o Governo do Estado do Ceará avança na construção de uma saúde pública sólida e comprometida com o bem-estar da população. Ao todo, desde 2023, mais de 3.660 profissionais foram convocados, e a expectativa é que mais 1.600 sejam chamados até 2026, fortalecendo cada vez mais a rede de saúde no Ceará.
