Volume de Fertilizantes Importados Bate Recorde
O Brasil registrou um marco significativo na sua agricultura ao importar 41,73 milhões de toneladas de fertilizantes até novembro de 2025. Esse número ultrapassa as 40,84 milhões de toneladas do mesmo período de 2024, conforme apontado no Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este recorde representa uma nova etapa para o setor agrícola brasileiro, refletindo o potencial do país no segmento de fertilizantes.
Thomé Guth, superintendente de Logística Operacional da Conab, destaca que esse aumento considerável está ligado à percepção dos produtores sobre as oportunidades disponíveis. “Esse maior volume de entrada de fertilizantes já registrado vem da percepção do agricultor brasileiro de um cenário de oportunidades, a partir das negociações tarifárias envolvendo os Estados Unidos e a China”, afirmou Guth em entrevista ao site do governo. Ele também ressaltou que mudanças regulatórias, sanitárias ou econômicas indicam que há espaço para que os produtos brasileiros ampliem sua presença no mercado internacional.
Porto de Paranaguá em Destaque
O porto de Paranaguá, localizado no Paraná, continua sendo o principal ponto de entrada de fertilizantes no Brasil, recebendo 10,16 milhões de toneladas. O Arco Norte, que se consolida como a segunda rota mais relevante, recebeu 7,56 milhões de toneladas, superando o Porto de Santos, que registrou 7,52 milhões de toneladas. Essa mudança na dinâmica de importação é um reflexo das novas estratégias adotadas pelos produtores para diversificar suas fontes de suprimento.
Exportação de Grãos e Oportunidades no Agronegócio
Além do aumento na importação de fertilizantes, o escoamento de grãos também apresenta números impressionantes. Até novembro, o Brasil exportou 104,7 milhões de toneladas de soja, batendo o recorde anterior de 101,87 milhões de toneladas registrado em 2021. O Arco Norte foi responsável por 36,8% dessas exportações, com Santos em segundo lugar, contribuindo com 31,9%, seguido por Paranaguá e Rio Grande.
As exportações de milho também foram expressivas, totalizando 34,8 milhões de toneladas, com o Arco Norte respondendo por 47,2% desse volume. Santos ficou com 41,6%, enquanto Paranaguá e São Francisco do Sul contribuíram com 12,2% e 8,2%, respectivamente. Contudo, o mercado de fretes agrícolas apresenta uma movimentação mais lenta após a safra 2024/25 e o início da nova temporada 2025/26, com expectativas de ajustes de preços conforme a colheita das culturas de primeira safra.
O Boletim Logístico da Conab é uma fonte crucial que abrange informações sobre a movimentação de cargas, desempenho das exportações e dados detalhados sobre soja, milho, farelo de soja e fertilizantes. Esses dados são fundamentais para entender o cenário atual do agronegócio brasileiro e suas perspectivas futuras.
