Inovação na Gestão da Saúde em Goiás
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás está à frente de uma iniciativa revolucionária: a digitalização de todos os prontuários dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede pública estadual nos últimos 20 anos. A implementação desse sistema teve início em agosto de 2023 e já se encontra em uma fase avançada de execução.
Com esse projeto, Goiás se torna um exemplo significativo para todo o Brasil em termos de modernização da gestão da saúde. Aproximadamente 70 profissionais estão envolvidos no processo de digitalização, conduzido pela Organização, Tecnologia e Custódia de Documentos (OTC.DOC). A primeira etapa consiste na coleta dos prontuários nas unidades de saúde, seguida de uma organização prévia dos documentos.
Após a coleta, os prontuários são levados para um galpão em Goiânia, onde passam por um processo de higienização antes de serem digitalizados. A digitalização não é o fim do processo; os documentos são, então, indexados em um sistema, após rigorosas conferências para garantir a precisão dos arquivos. Essa nova abordagem permite que informações sobre o histórico de saúde dos pacientes possam ser acessadas facilmente, por meio de buscas pelo nome, CPF ou número do Cartão SUS.
Benefícios e Resultados da Digitalização
Rasível Santos, secretário da Saúde, ressaltou que a digitalização dos prontuários representa um avanço significativo em termos de segurança e economia para o Estado. Com a eliminação da necessidade de armazenamento físico de documentos, a iniciativa também promete reduzir custos operacionais. “É um processo muito bem organizado, minucioso e seguro, com controle de qualidade que garante que todos os documentos do paciente sejam encontrados”, explicou.
Os primeiros beneficiados por essa inovação foram os pacientes da antiga Colônia Santa Marta, agora conhecido como Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS). Os documentos desses pacientes já foram digitalizados, permitindo que eles ou seus familiares solicitem a pensão especial, recentemente concedida por decreto presidencial, a vítimas de hanseníase.
De acordo com Ana Carolina Rezende Abrahão, subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES, o prontuário do paciente do SUS em Goiás agora já nasce digitalizado. Ela destacou que ter acesso aos documentos das últimas duas décadas facilitará a vida dos usuários, tornando o acesso à informação mais ágil e, além disso, contribuindo para a redução de gastos desnecessários.
Vistas Futuras do Projeto
A subsecretária Ana Carolina Rezende também prevê a expansão do projeto para outras áreas, incluindo o gerenciamento de estoques de medicamentos e documentação relacionada à vigilância, além de melhorias na área administrativa. Essa expansão não só aumentará a eficiência dos serviços prestados, como também reforçará o compromisso do estado com a inovação e a qualidade no atendimento à saúde.
Com essa iniciativa, Goiás não apenas se destaca no cenário nacional, mas também demonstra que a transformação digital na saúde é não só necessária, mas possível. Ao facilitar o acesso à informação e melhorar a gestão dos dados dos pacientes, o estado poderá avançar ainda mais na qualidade dos serviços oferecidos à população.
