Inscrições Abertas para Especialização em Inovação e Sustentabilidade
A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) lançou uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho. O edital nº 01/2026, publicado pelo Departamento de Educação a Distância (DEaD), abre 50 vagas para a Especialização em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Este curso é voltado para a criação de soluções práticas baseadas na economia circular, com foco especial na realidade amazônica.
O curso de especialização será oferecido no formato híbrido, permitindo que os alunos tenham aulas tanto online, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), quanto presenciais no polo de Macapá. Ao todo, são previstas 360 horas de aulas, distribuídas em um período de 10 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais três meses, se necessário.
Os interessados não podem deixar essa chance passar! Para acompanhar informações e prazos, a UNIFAP disponibiliza seus canais oficiais no WhatsApp e Telegram, onde é possível receber atualizações diárias sobre os editais gratuitos.
Vagas e Público-Alvo
A seleção oferece 50 vagas, sendo 37 para ampla concorrência e 13 destinadas a políticas afirmativas, que contemplam grupos como pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência (PcD), migrantes e populações do campo. Um dos maiores atrativos dessa especialização é que pode ser feita por profissionais com diploma superior em qualquer área, que tenham interesse em gestão verde e inovação.
Processo de Inscrição e Seleção
Aos interessados, é importante ressaltar que o prazo para inscrições é curto. As inscrições, que não possuem taxa, devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2026, através do site oficial do DEPSEC.
A UNIFAP optou por não aplicar provas objetivas, o que torna o processo mais acessível. A seleção será feita por meio de duas etapas: a Análise Curricular, que avaliará o histórico acadêmico e as experiências profissionais dos candidatos, e a Análise Documental, com checagem de documentos exigidos para aqueles que concorrem pelo sistema de cotas. Além disso, haverá uma Banca de Heteroidentificação, destinada a confirmar a autodeclaração dos candidatos que se inscrevem para as vagas reservadas a pretos e pardos.
Obter uma especialização gratuita em uma universidade federal representa um grande diferencial, especialmente em um tema tão relevante como a sustentabilidade. Essa é uma oportunidade imperdível para quem busca se qualificar e contribuir para um futuro mais sustentável.
