Escuta Pública sobre Arte Urbana em São Paulo
São Paulo, 09 de dezembro de 2025 – A Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, convida a todos para a Escuta Pública do Graffiti e da Arte Urbana. Este importante evento ocorrerá no próximo dia 17, uma quarta-feira, às 19h, no Centro Cultural Olido. A atividade será presencial e está aberta a todos os interessados.
O principal objetivo desta Escuta Pública é criar um espaço de diálogo para ouvir a comunidade envolvida com o graffiti e as artes urbanas. Todos os artistas, produtores, coletivos e demais integrantes da cena artística urbana de São Paulo são convidados a participar, contribuindo assim para o fortalecimento do debate e a construção do programa do Museu de Arte de Rua (MAR).
As conversas, sugestões, perguntas e ideias levantadas durante o evento serão consideradas para o edital do MAR 2026. Neste ano, foram realizados mais de 60 projetos artísticos, abrangendo murais em diversas regiões da cidade. Acompanhe alguns desses projetos e participe dessa troca enriquecedora.
Museu de Arte de Rua (MAR): Uma Iniciativa de Valorização
Leia também: SecultBA Lança Escuta Pública para o Novo Plano Estadual de Cultura 2025-2035
Fonte: feirinhadesantana.com.br
O Museu de Arte de Rua (MAR), fundado em 2017, tem como missão principal reforçar e reconhecer as Artes Urbanas em São Paulo. Sua atuação se divide em duas frentes: os ‘Projetos Especiais’, que estabelecem parcerias com órgãos públicos para criar intervenções artísticas, e os ‘Editais’, que promovem concursos para selecionar propostas de arte urbana nas categorias Solo (muros) e Altura (prédios). As inscrições são abertas a todos os artistas do Brasil, desde que as intervenções ocorram no município de São Paulo.
Com a proposta de expandir e valorizar as expressões artísticas nos espaços públicos da cidade, o MAR busca reconhecer a diversidade da Arte Urbana e promover sua disseminação em todas as macro e microrregiões, democratizando o acesso à cultura. A iniciativa busca reinterpretar e reconfigurar o espaço urbano, indo além das visões tradicionais da cidade.
Edital de 2025 e Novidades para Artistas
Para o edital de 2025 do Museu de Arte de Rua, que recebeu propostas de graffiti, stencil e lambe-lambe/cartazes, as inscrições ocorreram entre 6 de março e 28 de abril deste ano. Uma das grandes novidades desta edição foi a destinação de 80% do orçamento do edital para propostas de artistas ou coletivos que não haviam sido contemplados em edições anteriores, incentivando novos olhares e criadores. O valor total do edital foi de R$4,2 milhões, atraindo um recorde de 637 inscrições, das quais 66 propostas de intervenção foram selecionadas, todas programadas para serem entregues ainda em 2025.
Serviço da Escuta Pública
A Escuta Pública do Graffiti e da Arte Urbana, parte do programa do MAR 2025, será realizada na quarta-feira, 17 de dezembro, das 19h às 21h, no Centro Cultural Olido, localizado na Avenida São João, 473 – Centro. Não perca a chance de contribuir para o futuro das Artes Urbanas em São Paulo.
