Dicas Essenciais para uma Saúde Bucal Adequada
Embora muitos acreditem que sabem escovar os dentes da maneira correta, práticas inadequadas ainda podem comprometer a saúde bucal. Especialistas alertam que até as pessoas mais cuidadosas podem estar cometendo erros comuns. Praveen Sharma, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, aponta que cerca de 50% dos adultos britânicos poderão sofrer de doenças periodontais ao longo da vida, com um dos primeiros sinais sendo o sangramento nas gengivas.
“Se suas gengivas estão sangrando ou inflamadas, é um indicativo de que sua escovação precisa ser mais eficaz”, orienta Sharma. Para prevenir tais problemas, além de consultas regulares ao dentista, ele, juntamente com os apresentadores do programa What’s Up Docs? da BBC Rádio 4, Xand e Chris van Tulleken, destacam quatro dicas valiosas para aprimorar a higiene bucal.
1. A Qualidade da Escovação é Mais Importante que a Quantidade
Um dos princípios da higiene bucal é escovar os dentes duas vezes ao dia, conforme a recomendação do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS). No entanto, Sharma enfatiza que é a qualidade da escovação que realmente conta. “Se houver tempo, escove corretamente duas vezes por dia. Mas, se não, priorize uma escovação bem feita por dois minutos em vez de duas rápidas ou superficiais”, orienta. Ele sugere que, se for possível, a escovação à noite deve ser acompanhada do uso de fio dental.
Leia também: Como Manter Dentes Fortes e Bonitos Após os 50 Anos: Dicas Essenciais
Fonte: olhardanoticia.com.br
Embora muitas pessoas relutem em usar fio dental, Sharma recomenda escovas interdentais como uma alternativa mais prática e, muitas vezes, menos dolorosa. Ele explica que cada dente possui três superfícies: a externa, a interna e a oclusal (usada para mastigar), e é fundamental escovar todas elas com movimentos circulares e suave pressão. A atenção especial deve ser dada à região onde o dente se encontra com a gengiva, já que é nesse local que as doenças periodontais podem se manifestar. Xand van Tulleken destaca a importância de escovar os dentes com foco, sem distrações como o celular.
2. Escove os Dentes Antes do Café da Manhã
Muitas pessoas cometem o erro de escovar os dentes logo após as refeições, especialmente após o café da manhã. Segundo Sharma, essa prática pode prejudicar o esmalte dental. “O ideal é escovar os dentes antes do café da manhã. Após consumir alimentos ácidos, como frutas ou café, é necessário esperar um tempo antes de escovar”, esclarece. A razão para isso é que os ácidos podem amolecer o esmalte, e escovar logo em seguida pode danificá-lo. Chris Van Tulleken recomenda enxaguar a boca com água após a refeição para remover um pouco do ácido e esperar pelo menos 30 minutos antes de escovar.
3. Não Enxágue Após Escovar
Outra prática comum que pode não ser a mais adequada é enxaguar a boca após escovar os dentes. “É melhor cuspir o excesso de creme dental sem enxaguar a boca. O enxágue elimina o flúor que fica na boca, que é essencial para a proteção dos dentes”, explica Sharma. Portanto, deixar uma fina camada de flúor na boca pode auxiliar na proteção dental. Caso alguém sinta necessidade de enxaguar, o recomendado é utilizar um enxaguante bucal específico.
4. O Preço do Creme Dental Não Define sua Eficácia
Com uma variedade tão ampla de cremes dentais disponíveis, desde os branqueadores até os de regeneração do esmalte, pode-se pensar que os mais caros oferecem resultados superiores. No entanto, Sharma refuta essa ideia, afirmando que o importante é a presença de um ingrediente chave no produto, e não seu preço. Portanto, ao escolher um creme dental, o foco deve ser sempre nos componentes que realmente fazem a diferença na saúde bucal.
