Evento Promove Planejamento e Integração entre Empresas Públicas
Recentemente, o Governo do Brasil celebrou o Encontro Nacional do Comitê de Patrocínios do Governo – 2025, promovido pela Secretaria de Publicidade e Patrocínios, parte da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR). O evento, que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, reuniu representantes de estatais como Petrobras e Banco do Nordeste, além de importantes figuras responsáveis pela comunicação e patrocínios dos órgãos que integram o Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).
A programação do encontro teve como foco a apresentação do planejamento estratégico para os patrocínios de 2026, além da troca de experiências que visam fortalecer a atuação conjunta entre o Governo e as empresas estatais. No primeiro dia do evento, a chefe de Gabinete do Ministro, Samara Mariana de Castro, e o secretário-executivo da SECOM/PR, Tiago Cesar dos Santos, participaram da abertura, ressaltando a importância dos patrocínios públicos federais na comunicação governamental e apresentando as diretrizes que guiarão essa política nos próximos anos.
O encontro foi destacado como uma plataforma de aprendizado e troca de conhecimentos entre gestores de marketing das estatais e órgãos públicos envolvidos. Ana Luiza Fraga, diretora do Departamento de Patrocínios da Secom/PR, enfatizou a importância desse intercâmbio: “Nesse encontro trocamos aprendizados, saberes, cases de sucesso e mais. Transformamos esse ambiente que é o patrocínio em um ambiente de magia e criatividade”.
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Novidades e a Criação do Novo Departamento de Patrocínios
A secretária de Publicidade e Patrocínios, Samantha Marchiori, também ressaltou a qualidade das informações compartilhadas ao longo do evento. “Esperamos realizar mais edições como esta em 2026, pois esses encontros geram aprendizado e a certeza de que o nosso patrocínio público será ainda mais relevante para a sociedade”, afirmou Marchiori.
Durante o evento, foi apresentado o novo Departamento de Patrocínios, instituído pelo Decreto nº 12.627/2025. Entre suas funções, estão a supervisão, gestão e orientação dos órgãos e entidades do SICOM em relação às práticas de patrocínio. O objetivo é fomentar a descentralização dos projetos patrocinados e promover inovação na gestão dos patrocínios públicos.
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Comenta Ana Luiza Fraga: “O Encontro Nacional do Comitê de Patrocínios reuniu os principais gestores das áreas de marketing dos órgãos e estatais vinculados ao Governo do Brasil. Nesse espaço, trocamos experiências que são essenciais para a evolução dessa política”.
Campanhas e Apoio ao Esporte
O evento também marcou o lançamento de um portal dedicado a Patrocínios Públicos Federais e da campanha “Tem patrocínio. Tem Governo do Brasil”. Este site oferece informações e orientações para proponentes, patrocinadores e cidadãos sobre como funciona a política de patrocínios e como acessar editais e manuais oficiais.
Além disso, o medalhista olímpico Caio Bonfim, patrocinado pelo Governo do Brasil e pela Caixa, fez uma participação especial no encontro. Bonfim destacou a relevância do investimento público no esporte, afirmando que “esses recursos proporcionam segurança, pois mostram que o país acredita no atleta. É fundamental que esse apoio exista, pois por trás de cada atleta há um ser humano que precisa desse respaldo”.
Caio Bonfim, que integra o programa Bolsa Atleta há 18 anos e está concorrendo ao Prêmio Brasil Olímpico, destacou seus resultados, incluindo uma medalha de ouro nos 20 km da marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, Japão, além de uma medalha de prata nos 35 km. Com isso, ele se tornou o maior medalhista brasileiro em Mundiais, conquistando quatro medalhas em oito edições.
