Impulsionando a Economia Criativa
Visando apoiar pequenos negócios no Carnaval de 2026, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), em colaboração com o Governo do Estado (GEA), promoveu o projeto denominado Carnaval de Oportunidades. A ação tem como foco incentivar a formalização e capacitação de empreendedores, além de aumentar a visibilidade comercial dos negócios, promovendo sua integração na cadeia produtiva do turismo e na economia criativa. Nesta segunda-feira, dia 27, a programação foi direcionada aos profissionais do setor de alimentos e aconteceu na sede do Sebrae, localizada no Auditório Campos do Laguinho, em Macapá, das 8h às 12h.
Rômulo Brasão, gerente da Unidade de Mercado e Internacionalização do Sebrae (UMI), enfatizou a importância do Carnaval do Amapá como um dos principais eventos culturais e econômicos do estado. “É um momento estratégico para alavancar a economia criativa, o turismo e os pequenos negócios aqui na região. Hoje, iniciamos uma programação que vai além da festividade. O Sebrae, em parceria com o Governo, está presente no carnaval para garantir que essa grandiosa manifestação cultural também traga renda, empregos e desenvolvimento. Através da qualificação, formalização e promoção comercial, queremos fortalecer os empreendedores locais e assegurar que aqueles que tornam a festa possível também desfrutem dos benefícios econômicos”, revelou.
Capacitação e Orientação Essenciais
O adjunto da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Ezequias Costa, destacou que este é um período especial, onde os participantes recebem orientações cruciais para o desenvolvimento de suas atividades. “As capacitações abordam tópicos como gestão financeira, manipulação de alimentos e atendimento ao cliente, conteúdos fundamentais para quem deseja empreender durante o carnaval. O mais relevante é que essas ações reforçam a confiança do público ao consumir produtos e serviços durante a festividade, garantindo segurança, qualidade e credibilidade para os empreendedores”, comentou Ezequias.
Manoel Marques, um empreendedor do setor de alimentos que atua no ramo há seis meses, considera as capacitações indispensáveis para o crescimento dos negócios iniciantes. “Essas formações são fundamentais para que eu possa expandir meu negócio na região, melhorando a divulgação dos nossos produtos, principalmente os hambúrgueres que oferecemos. A intenção é levar a nossa marca ainda mais longe”, expressou Manoel.
Palestras e Encontros Produtivos
A programação incluiu palestras com especialistas, como Marcos Trindade, assessor jurídico do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP), que trouxe orientações sobre aspectos legais de compra e venda. Além disso, Jonathan Borges, sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM-AP), apresentou uma palestra focada em Segurança para Pequenos Negócios.
Encerrando a programação, a nutricionista e consultora do Sebrae, Daevelyn Rodrigues, abordou o tema “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, destacando condutas fundamentais para aprimorar a qualidade dos serviços. O consultor Biranilson Palmeira também contribuiu com a palestra sobre Atendimento ao Cliente.
Continuidade das Atividades
As ações do Sebrae continuam no dia 28 de janeiro, com capacitações voltadas especificamente para empreendedores do setor de bebidas, também na sede do Sebrae, das 8h às 12h. Já nos dias 29 e 30 de janeiro, as atividades ocorrerão na Carreta Empreendedora do Sebrae, que ficará no estacionamento do Sambódromo, voltadas para prestadores de serviços do carnaval, como costureiras, maquiadores, designers, entre outros, das 8h às 18h.
As iniciativas abrangem palestras sobre os benefícios da formalização, atendimentos para Microempreendedores Individuais (MEI), orientações sobre gestão e precificação, além de informações sobre abertura de contas PJ e utilização de máquinas de cartão.
Colaboração para o Desenvolvimento Regional
O projeto Carnaval 2026 – Economia Criativa e Atendimento Empresarial conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA), da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Agência de Fomento do Amapá (AFAP), do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).
