Campanha de Vacinação em Marabá
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) está realizando a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, seguindo o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa continuará até o dia 28 de fevereiro e tem como objetivo atingir 90% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários. Esta campanha é direcionada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, quilombolas, além de pessoas com doenças crônicas. Também estão inclusos trabalhadores da saúde, educação, segurança pública, transporte, forças armadas, correios e portuários.
Segundo Ester Dias, Gerente da USF Pedro Cavalcante, localizada no bairro Amapá, todos os funcionários da Unidade já receberam a vacina. Ela enfatiza a importância de que os demais membros dos grupos prioritários busquem a Unidade de Saúde mais próxima para garantir a imunização. As doses são gratuitas e o atendimento está sendo realizado rapidamente.
“Convidamos essa população prioritária a se proteger. Nossa equipe está pronta para proporcionar um atendimento ágil, com ênfase nos horários estendidos que teremos nos próximos dias”, afirma Ester.
Horários Estendidos para Vacinação
A partir de segunda-feira, dia 9, sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Marabá oferecerão atendimento até as 22h. Além da vacinação, esses locais também proporcionarão diversos outros serviços de saúde. Para mais informações sobre as UBS com horários estendidos, acesse o site oficial da Prefeitura.
O médico Geraldo Barroso, de 72 anos e servidor da saúde, já garantiu sua dose. Ele ressalta que a imunização é um ato de cuidado coletivo. “A vacinação é uma forma de prevenção e, para nós, trabalhadores da saúde, é essencial. Quando você se previne, está cuidando também do próximo, considerando que temos contato diário com a população. Minha idade me coloca no grupo prioritário, então é ainda mais importante”, afirma.
Importância da Vacinação
A vacina contra a Influenza é trivalente, oferecendo proteção contra três subtipos do vírus que provocam a gripe. Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de um documento que comprove a inclusão no grupo prioritário.
Não deixe de se proteger. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e garanta sua vacina contra a Influenza.
