Medidas Preventivas em Foco
Nesta quarta-feira (29/10), o secretário de Estado da Saúde de goiás, Rasível Santos, marcou presença na 10ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada em Brasília (DF). O evento contou com a participação de gestores estaduais e representantes do Ministério da Saúde, que analisaram o cenário nacional e debateram medidas estratégicas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na prevenção de intoxicações por metanol.
Durante a assembleia, Rasível Santos detalhou as iniciativas implementadas em Goiás para salvaguardar a população. Entre as ações, destacam-se a intensificação da fiscalização em bares e distribuidores, além da compra antecipada de antídotos, mesmo na ausência de registros de casos no Estado. Segundo o secretário, “A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Segurança Pública, tem adotado medidas rigorosas de fiscalização e controle, além de adquirir antídotos preventivamente. A prevenção é a melhor maneira de proteger a população e garantir uma resposta rápida em situações de risco”.
Leia também: Agronegócio Brasileiro Lidera na Produção de Biocombustíveis Sustentáveis
Leia também: Suspeito de Furto é Agredido por Passageiros e Aciona a PM em Vila Velha
Fonte: jornalvilavelha.com.br
O encontro também destacou diretrizes nacionais de prevenção e orientações aos estados. Os participantes discutiram a integração dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), com a padronização de protocolos de atendimento, definição dos antídotos essenciais e estratégias de capacitação para os profissionais de saúde em todo o país.
Além do foco no metanol, outros tópicos relevantes para a melhoria do SUS foram abordados. Dário Júnior, diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS/MS), apresentou o Fundo de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (FIINS+Saúde). Carlos Amílcar, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), explicou a nova Portaria que unifica os recursos financeiros destinados ao custeio do componente ambulatorial e cirúrgico, facilitando e acelerando o repasse de recursos aos estados. Também foram discutidos planos para ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos oncológicos, financiar exames e procedimentos como radioterapia, organizar a Atenção Primária em áreas remotas e expandir programas de atendimento médico especializado.
Leia também: Economia de Goiás Brilha na Semana Fazendária do Rio Grande do Sul
Fonte: cidaderecife.com.br
Leia também: Teresópolis Receberá R$ 286 Milhões do BNDES para Sistema de Esgoto
Fonte: novaimperatriz.com.br
Este encontro não apenas reforçou a importância da colaboração entre os estados e o Ministério da Saúde, mas também promoveu ações integradas visando fortalecer o SUS e garantir um atendimento ágil e eficaz à população.
