Fechar Menu
  • Sobre nós
O que está em alta

Zap Delas: Senado Lança Canal no WhatsApp para Combater Violência Política de Gênero

outubro 23, 2025

Reconhecimento aos Profissionais de Saúde: Homenagem de Dueire aos Agentes Comunitários e de Endemias

outubro 23, 2025

SUS Reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional: Um Marco no Brasil

outubro 23, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Amapa Informa
  • Ínicio
  • Cultura
  • Economia
  • Política
  • Saúde
sábado, outubro 25
Amapa Informa
Você está em:Ínicio»Tecnologia»Uberlândia Lança Iniciativa para Promover a Cultura de Segurança Cibernética

Uberlândia Lança Iniciativa para Promover a Cultura de Segurança Cibernética

outubro 23, 2025 Tecnologia
Imagem do artigo
Projeto 'CyberLab Udi' une universidade, prefeitura e empresas para capacitar comunidade
Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copiar link

Projeto ‘CyberLab Udi’ em Uberlândia

Nesta quarta-feira, 22, a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) sediou a apresentação do projeto de extensão “CyberLab Udi”, que tem como objetivo promover a cultura de segurança cibernética na cidade. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), PMU, a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e a Fortinet, renomada empresa americana especializada em cibersegurança. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo; a diretora de Inovação e Transferência de tecnologia, Lucina Carvalho; e o diretor da Faculdade de Computação (Facom), Rodrigo Miani, que se juntaram ao prefeito Paulo Sérgio Ferreira na mesa de abertura.

O projeto “CyberLab Udi” é estruturado com uma série de ações educativas que visam atender diversos níveis de complexidade, desde a educação infantil até a capacitação técnica para jovens e adultos. A proposta é focar na conscientização e na prevenção em temas relacionados à segurança da informação, garantindo conteúdo de qualidade e logística por meio da colaboração entre academia, setor público e iniciativa privada.

Importância do Projeto para a Comunidade

Leia também: Revolução nos Drones: Tecnologia Inova ao Gerar Energia do Vento das Hélices

Leia também: Viridis Mining & Minerals Inova com Centro de Terras Raras em MG sem Tecnologia Chinesa

Fonte: ocuiaba.com.br

A vice-reitora Catarina Azeredo ressaltou a relevância do projeto para os alunos da universidade, que terão a chance de aplicar seus conhecimentos em cibersegurança em prol da sociedade. “Este projeto é uma oportunidade única, pois nossos estudantes poderão interagir com alunos do ensino fundamental e médio, contribuindo socialmente e percebendo a importância de sua formação”, destacou Azeredo.

O projeto é dividido em três módulos: o primeiro é voltado para a educação infantil e ensinará boas práticas de segurança digital às crianças do ensino fundamental, utilizando uma cartilha desenvolvida pela Fortinet e distribuída pela Prodaub. O segundo módulo foca na conscientização de adolescentes, jovens e adultos, que receberão instruções de estudantes da UFU capacitados pela Fortinet. Por fim, o terceiro módulo oferece formação profissional na área de segurança cibernética, especificamente para jovens e adultos com interesse em se especializar neste campo, todos com a supervisão dos alunos da UFU.

Capacitação e Certificações

Leia também: Câmara de Ponta Grossa Estende Prazo para Destinação de Emendas Impositivas

Fonte: jornalvilavelha.com.br

Leia também: Deputado Mário César Filho Recebe Título de Cidadão Silvense e Destaca Compromissos com a Comunidade

Fonte: reportersorocaba.com.br

Os primeiros módulos têm como objetivo ensinar usuários comuns das redes digitais como se proteger de golpes e vazamentos de dados pessoais, enquanto o último módulo visa preparar os alunos para o mercado de trabalho na tecnologia da informação. Ao final dos módulos, os participantes poderão obter certificações da Fortinet, como a Fortinet Certified Fundamentals (FCF) e a Fortinet Certified Associate (FCA), que validam suas habilidades e conhecimentos na área de cibersegurança.

O segundo e o terceiro módulos, focados em capacitação, serão realizados nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Canaã e Pequis, reforçando o compromisso da iniciativa em alcançar a comunidade local.

Benefícios para os Estudantes da UFU

Rodrigo Miani, diretor da Facom/UFU, comentou sobre a importância do projeto tanto para o aprendizado acadêmico quanto para a formação profissional dos alunos. “Os estudantes que participarão do projeto são selecionados com base em seus conhecimentos prévios em cibersegurança. Eles terão acesso a cursos de formação oferecidos pela Fortinet e, após a conclusão, passarão por uma seleção para atuar no CyberLab Udi”, explicou Miani.

Dois alunos da UFU, Vinicius Guimarães e Ruan de Barros, expressaram entusiasmo por fazer parte da equipe do projeto. “É uma oportunidade incrível poder compartilhar esse conhecimento com um grande número de alunos. Eu gostaria de ter tido essa experiência no início da minha formação”, comentou Barros. Guimarães, por sua vez, destacou sua paixão pela cibersegurança e a importância de estender essa segurança ao mundo digital. “Estou muito animado por participar e contribuir”, finalizou.

arte e educação cibersegurança Feira de Negócios e Tecnologia Jequié projeto CyberLab Udi tecnologia UFU

Notícias relacionadas

Rio de Janeiro Adota Novas Câmeras Inteligentes para Aumentar a Segurança Pública

outubro 23, 2025 Tecnologia

Programação Cultural da Biblioteca Clarice Lispector: Celebração Criativa em Outubro

outubro 21, 2025 Cultura

Início da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Brasília se Torna o Centro das Inovações

outubro 21, 2025 Tecnologia
publicidade
Sobre nós
Sobre nós

Sua fonte de notícias sobre do Amapá

Categorias
  • Agronegócio
  • Cultura
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
ㅤ
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Uncategorized
© 2025 Amapá informa todos os direitos reservados
  • Termos de uso
  • Política de privacidade

Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.