Inscrições Abertas para Mestrado em História Social
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) anunciou a abertura de inscrições para seu programa de mestrado em História Social, disponibilizando um total de 14 vagas. O processo seletivo, que não exige taxa de inscrição, está aberto até o dia 15 de outubro, oferecendo uma excelente oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus estudos nessa área.
Dentre as 14 vagas, 12 são parte do edital principal, sendo 8 destinadas à ampla concorrência e 4 reservadas para ações afirmativas. Além disso, o programa contempla duas vagas especificamente voltadas para grupos como indígenas, quilombolas, pessoas trans e migrantes, reforçando o compromisso da Unifap com a inclusão.
Os interessados em participar devem preencher um formulário online, anexando o projeto de pesquisa e o diploma de graduação em PDF. Aqueles que pleitearem as cotas devem enviar também os documentos exigidos de acordo com os editais para o e-mail: ppghps2025@gmail.com.
O processo de seleção será composto por várias etapas, incluindo a avaliação do projeto de pesquisa, uma prova escrita, uma prova oral presencial e análise de títulos. Para os candidatos ao segundo edital, uma etapa adicional de redação, que deve incluir um memorial descritivo, será realizada.
O mestrado terá uma duração total de dois anos em regime de tempo integral. A área de concentração é História Social, com duas linhas de pesquisa distintas: História Social do Trabalho e Poder e Memórias e Representações.