Folia Literária Internacional do Amapá
Entre os dias 2 e 5 de outubro, o Parque do Forte, localizado em Macapá, será transformado na capital da literatura durante a Folia Literária Internacional do Amapá 2025. Este evento, que é gratuito e aberto ao público, conta com o apoio do Governo do Amapá e é realizado pela Oca Produções.
Na sua terceira edição, a Folia prestará homenagem a dois ícones da cultura amapaense: a escritora e mediadora de leitura Ângela de Carvalho, e o professor e editor Paulo Tarso Barros, reconhecido por seu trabalho na preservação da memória literária do estado. Ambos tiveram um papel fundamental na promoção e valorização da literatura local.
Leia também: Alagoas Recebe R$ 2,6 Milhões em Patrocínios para Projetos Culturais e Sociais
Leia também: Explorações Culturais no Rio de Janeiro: Novidades e Destaques Musicais e Artísticos
Fonte: odiariodorio.com.br
A programação do evento é intensa e diversificada, incluindo uma feira de editoras e livrarias, lançamentos de livros, oficinas criativas, rodas de conversa, shows musicais, intervenções poéticas, cortejos artísticos, contação de histórias e apresentações de Marabaixo. A proposta é mesclar tradições de festivais literários com formas que refletem a cultura única do Amapá.
Durante os quatro dias de atividade, o Parque do Forte se transformará em uma verdadeira cidade literária, oferecendo espaços para debates, experiências culturais e encontros com autores e o público. O evento promete trazer uma rica experiência cultural onde escritores renomados do Brasil e do mundo se encontrarão com a comunidade local.
A secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, ressaltou a relevância da Folia Literária: “A iniciativa nasceu para valorizar o que o Amapá tem de melhor: a diversidade cultural, a tradição oral e a produção literária. O evento coloca o Amapá no mapa das grandes programações literárias do país. Temos certeza de que, assim como nas edições anteriores, esta também será um sucesso de público, evidenciando a leitura como um pilar fundamental de nossa sociedade”, afirmou.
Leia também: Celebração da Cultura Rock no Distrito Federal: Uma Homenagem Especial
Fonte: olhardanoticia.com.br
Leia também: Concursos RJ 2025: Oportunidades de até R$ 19 mil; Confira os Editais!
Fonte: rjnoar.com.br
O evento de 2025 receberá a participação de autores de várias partes do Brasil e do exterior, incluindo:
- Juliana Dal Piva (RJ)
- Gabriela Biló (SP)
- Angélica Ferrarez (SP)
- Xico Sá (CE)
- Thiago de Mello (RJ)
- João Melo (Angola)
- Indran Amirthanayagam (Sri Lanka)
Além desses, escritores amapaenses e regionais também marcarão presença, como Alcinéa Cavalcante, Carla Nobre, Patrícia Andrade, Esmeraldina dos Santos, Natanael D’Obalauê, Ivaldo Sousa, Lenise Batista (Palikur-Arukwayene) e Dionísio Caripunas (Karipuna).
Este festival da palavra é um convite para todos aqueles que apreciam a arte e desejam se conectar com a literatura de maneira vibrante e envolvente, consolidando o papel do Amapá como um polo cultural no Brasil.