Novos Conselheiros do MP-AP
Na última sexta-feira, 8 de agosto, o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) realizou a eleição para definir os novos membros do seu conselho superior, que atuará durante o biênio 2025-2027. A votação foi realizada através do sistema eletrônico ‘Votus’, uma ferramenta disponibilizada pela Procuradoria-Geral de Justiça, que garantiu tanto a praticidade quanto o sigilo do processo.
Os procuradores de justiça eleitos foram Alcino de Moraes, Socorro Milhomem e Maricélia Campelo. O procurador Márcio Augusto Alves assumirá a suplência, reforçando a importância da participação ativa dentro da instituição.
O conselho superior do MP-AP é formado por cinco membros: três deles eleitos pelos integrantes da carreira e dois que são membros natos, a saber, o procurador-geral de justiça, Alexandre Monteiro, e a corregedora-geral, Estela Sá.
Ao iniciar o processo eleitoral, o presidente da comissão, procurador de justiça Joel das Chagas, enfatizou a relevância desse momento para a democracia na instituição, destacando que a escolha dos novos conselheiros simboliza a renovação e o envolvimento ativo da classe na definição dos direcionamentos institucionais. Na ocasião, desejou sucesso aos candidatos e declarou a eleição oficialmente aberta, autorizando o início da votação. Compuseram a Comissão Eleitoral ao lado de Joel, os promotores de justiça Vinicius Carvalho e Anderson Batista.
Condução e Apuração dos Votos
Acompanhando todo o processo eleitoral, estiveram presentes o procurador-geral do MP-AP, Alexandre Monteiro, a subprocuradora de justiça para assuntos jurídicos, Clara Banha, o secretário-geral, André Araújo, a chefe de gabinete, Christie Girão, e a corregedora-geral, Estela Sá. A apuração dos votos foi realizada de forma pública logo após o encerramento da votação, pela Comissão Eleitoral, garantindo transparência ao processo.
Os conselheiros eleitos terão seus mandatos iniciados ainda neste mês de agosto, sucedendo os membros cujo biênio anterior foi concluído. Após a divulgação dos resultados, Alexandre Monteiro, procurador-geral de justiça, elogiou a condução do processo eleitoral e parabenizou os candidatos eleitos. “Concluímos mais uma etapa democrática de nossa instituição. O conselho superior é um órgão colegiado fundamental na administração superior, que, entre suas atribuições, realiza a análise de inquéritos civis públicos, investigações, além de aspectos relacionados à movimentação e disciplina dos membros. Todos os colegas que se candidataram estão de parabéns, assim como aqueles que foram eleitos e todos os integrantes da instituição que participaram deste processo eleitoral”, declarou.