Retomada Gradual no Setor de Turismo de Negócios
O turismo de negócios, um dos segmentos mais afetados pela enchente de 2024, começa a mostrar sinais animadores de recuperação no Rio Grande do Sul. Recentemente, com o funcionamento pleno do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a volta do fluxo de viajantes, o setor alcançou 60% dos níveis anteriores à catástrofe, conforme dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).
Nos próximos meses, profissionais do setor estão otimistas em consolidar essa recuperação, com a expectativa de até superar os números do período que antecedeu a maior enchente da história do estado.
Segundo informações da Setur, o Rio Grande do Sul registrou 27.018 chegadas de turismo de negócios em 2025. Apesar de ainda estar inferior às 45.535 chegadas registradas em 2023, números indicam que o movimento atual representa 60% do fluxo daquele ano. A pasta utiliza dados da plataforma ForwardKeys, que analisa o tráfego aéreo, considerando que o número real pode ser ainda maior.
Desafios e Perspectivas no Setor
Claudia Mara Borges, diretora de Planejamento e Competitividade da Setur, comenta que a lenta recuperação se deve a características intrínsecas do setor, onde o planejamento de eventos corporativos pode levar anos. Ela explica que, por conta dos efeitos da enchente na logística, a programação de 2025 não conseguiu ser ampliada como esperado.
— Eventos corporativos geralmente têm uma agenda de dois anos antes de ocorrer. O planejamento é complexo e exige tempo maior. Assim, é comum que agora, em 2026 e 2027, possamos retornar aos níveis anteriores e até crescer, — afirma Claudia, citando estudos da Embratur que indicam o estado como um dos que mais deve se desenvolver nos próximos anos.
Esse otimismo, segundo a diretora, é resultado da colaboração entre o estado, municípios e entidades focadas na atração de turistas, com campanhas e comitivas estruturadas para fortalecer o setor. Além disso, a previsão de novos espaços para eventos também contribui para essa expectativa positiva.
Eventos e Colaboração em Diversos Destinos
Claudia também mencionou que os eventos captados ocorrerão em vários locais, incluindo Gramado, Canela, São Chico e Nova Petrópolis, com visitas técnicas programadas e paradas em outras cidades como Três Coroas e Porto Alegre.
Rita Vasconcelos, conselheira da Associação das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), reforça a questão do tempo perdido durante a pandemia e os problemas enfrentados com a operação do aeroporto, que atrasaram a captação de novos negócios. Contudo, ela acredita em uma recuperação rápida, à medida que a cidade retoma seu apelo tanto para negócios quanto para lazer.
A reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em 21 de outubro de 2024, foi uma peça-chave para revitalizar o turismo, tanto de negócios quanto de lazer. Em 2025, o aeroporto já havia recuperado o número de passageiros do período pré-enchente, segundo dados da Fraport Brasil. As informações indicam que o aumento das viagens corporativas é fundamental para essa recuperação.
Aquecimento e Novas Oportunidades
O crescimento observado, como apontou Rita, tem reflexo direto nas operações da Next Trip, uma agência de viagens corporativas em Porto Alegre. A fundadora da empresa, Aletheia Message, destacou que a malha aérea em 2025 impulsionou significativamente os negócios, resultando em um aumento de 60% nas vendas, abrangendo tanto viagens corporativas quanto eventos.
Adriane Hilbig, vice-presidente do Porto Alegre Convention Bureau, sublinha que, apesar de Porto Alegre ainda não ter retornado aos níveis de eventos corporativos de antes da enchente, a cidade conta com um grande potencial de recuperação devido a iniciativas conjuntas entre setor público e privado.
— Existem muitos projetos em andamento para fomentar o turismo de negócios na capital. A Embratur está fortemente envolvida nesse esforço a nível nacional, o que é fundamental para atrair mais negócios. — explica Adriane.
Ela também destaca a construção de novos espaços, como uma arena ao lado do Salgado Filho, e investimentos em infraestrutura como diferenciadores para o crescimento do turismo na região.
Enquanto isso, Gramado se destaca como um destino crescente para viagens de negócios, com 575 eventos realizados em 2025, superando os 390 do ano anterior e os 530 de 2023.
