Capacitação para o Turismo Rural
Visando estimular o turismo rural em Piracicaba, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, promove, pela segunda vez consecutiva, uma palestra gratuita focada na sensibilização e capacitação desse setor. O evento está agendado para a próxima terça-feira, dia 24 de fevereiro, às 16h, na sede da Acipi, localizada na rua Prudente de Moraes, 459. Essa iniciativa é realizada em parceria com o Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindicato Rural de Charqueada, a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e a Acipi (Associação Comercial de Piracicaba). Os interessados podem se inscrever pelo link: https://encurtador.com.br/UfvYe.
Na palestra, o turismólogo e docente Eduardo Bettin irá expor o cenário atual do turismo rural em Piracicaba, além de compartilhar detalhes sobre um programa que está sendo desenvolvido no município voltado para a capacitação dos profissionais do setor. Este programa, implementado pelo Senar, visa proporcionar uma nova perspectiva sobre as propriedades rurais, oferecendo as ferramentas necessárias para que os participantes consigam identificar e implementar negócios turísticos com base nos recursos disponíveis e nas habilidades e vocações dos produtores rurais e suas famílias.
Dentre os módulos que serão abordados estão: oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura local, atrativos turísticos na área rural, pontos de vendas de produtos artesanais, além de opções de alimentação e hospedagem. Em 2025, a carga horária do programa será de 240 horas, abrangendo aulas teóricas e práticas, que incluirão uma famtour, ou seja, uma viagem de familiarização para conhecer atrativos turísticos rurais.
“No ano anterior, notamos um grande interesse por parte da população em participar do programa. Isso nos trouxe muita satisfação, pois ao longo do ano, os participantes foram capacitados para desenvolver negócios e explorar novas oportunidades no turismo rural de nosso município. E o melhor, toda a capacitação foi gratuita. De fato, é uma iniciativa que temos imenso prazer em apoiar, em colaboração com instituições parceiras”, afirmou Clarissa Quiararia, titular da Secretaria Municipal de Turismo.
