Carreta de Saúde: Um Atendimento Rápido e Eficiente
O programa Agora Tem Especialistas, promovido pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera para consultas e exames, proporcionando atendimento especializado a regiões do Brasil. Em Várzea Grande, Mato Grosso, essa meta já foi alcançada com sucesso, beneficiando 435 mulheres que realizaram diversas consultas, mamografias e exames ginecológicos. A carreta de saúde da mulher, que está disponível na cidade desde o dia 30 de janeiro, também realiza biópsias, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
A unidade móvel é equipada com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atendem pacientes da rede pública local. As atendidas são previamente agendadas e encaminhadas pela secretaria de saúde do município. A carreta permanecerá em Várzea Grande por pelo menos 30 dias, oferecendo um suporte essencial à saúde das mulheres da região.
Uma Iniciativa Ampla e Estruturada
Esta é a primeira unidade móvel do programa a operar em Mato Grosso, fazendo parte de um total de 47 carretas que estão em funcionamento pelo Brasil. Dessas, 33 são dedicadas à saúde da mulher, enquanto outras nove são voltadas para exames de imagem e cinco são especializadas em oftalmologia. Todas as unidades contam com equipamentos adequados e equipes capacitadas, visando atender a demanda reprimida de saúde no país.
Desde o seu lançamento em outubro de 2025, mais de 100 municípios brasileiros já foram beneficiados com a presença de, pelo menos, uma carreta de saúde. O governo federal estabelece como meta que, até o final de 2026, haja um total de 150 unidades móveis operando em todo o território nacional.
Outras Iniciativas do Programa Agora Tem Especialistas
Além das carretas de saúde, o programa Agora Tem Especialistas implementa diversas ações para expandir a capacidade de atendimento especializado em estados e cidades. Entre as medidas adotadas, estão mutirões de atendimentos, ampliação do horário em policlínicas, recrutamento de mais médicos especialistas, além de parcerias com hospitais filantrópicos e privados para atender pacientes da rede pública. O programa também visa aumentar investimento na qualificação e construção de novos serviços de saúde nas localidades atendidas.
Investimentos e Novas Estruturas
Para complementar o esforço na saúde, o Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 27,8 milhões em Cuiabá, que resulta na criação de 67 novos projetos do Novo PAC Saúde. Entre as iniciativas, destacam-se a entrega de 30 novas ambulâncias do SAMU 192, das quais cinco já foram disponibilizadas. Também está prevista a entrega de 19 combos de equipamentos para cirurgias e Unidades Básicas de Saúde, além de um equipamento de alta tecnologia destinado a exames de imagem.
