Imersão em Práticas Turísticas
Empreendedores das localidades de Curiaú, na zona rural de Macapá, e de Itaubal, situado a 140 km da capital do Amapá, estão participando de um importante programa na Ilha do Combu, em Belém (PA). A iniciativa, promovida pelo Sebrae, visa proporcionar a esses profissionais novas ferramentas para incrementar o turismo em suas regiões. Durante essa experiência, os participantes têm a oportunidade de observar práticas turísticas já consolidadas e trocar experiências com outros territórios que possuem características socioambientais semelhantes.
No decorrer da imersão, os empreendedores puderam acompanhar de perto a organização de um roteiro turístico bem estruturado, ao mesmo tempo em que buscam referências que possam ser adaptadas e implementadas em suas comunidades de origem. O principal objetivo é estimular o aprendizado prático e a reflexão sobre o turismo sustentável, além de ressaltar a importância dos saberes tradicionais como elementos valorizáveis tanto econômica quanto culturalmente.
“Temos atrativos, o que falta é a organização, a sistematização e a formatação desses produtos para que possamos colocá-los em evidência e, assim, atrair turistas em busca de experiências consolidadas em Macapá. Este é um momento de muita inspiração e busca por conhecimento, em uma comunidade que compartilha características semelhantes às do Amapá”, destacou Rejane Reis, gestora de Turismo do Sebrae.
A programação elaborada para a visita à Ilha do Combu permite que os participantes analisem diversos aspectos, como organização comunitária, hospitalidade, sustentabilidade e estratégias de comercialização, sempre fundamentados na realidade amazônica. Durante as atividades, os empreendedores também empregaram instrumentos de observação, para registrar práticas que poderão ser replicadas em seus territórios de origem.
