A Calmaria do Campo Atrai Turistas e Fomenta a Economia Local
Para muitos que vivem nas grandes cidades, a troca da correria urbana pela tranquilidade do campo é uma experiência revigorante. O engenheiro Douglas Eller expressa essa sensação, afirmando: “É muito bom você trocar a cidade pelo campo. Quando você deixa aquela correria e vem para um ambiente desse, de calmaria, bem próximo à natureza, parece que você está em outro planeta. A sensação de bem-estar é imediata.”
Na cidade de Jundiaí, em São Paulo, as propriedades rurais estão se adaptando para receber os turistas, transformando o que antes se resumia à produção agrícola em uma experiência turística enriquecedora. Um dos sítios locais proporciona aos visitantes a oportunidade de saborear um café da manhã preparado no fogão a lenha, seguido de um passeio de trator até a plantação, onde podem participar ativamente da colheita.
Outra atração é a possibilidade de colher diretamente os produtos cultivados na propriedade. Nos finais de semana, o sítio recebe até 300 visitantes, oferecendo uma aproximação direta com a produção local. De acordo com o produtor Rafael Michelin, o turismo rural não só agrega valor às frutas, mas também elimina intermediários, fortalecendo seu negócio e assegurando o crescimento contínuo.
“A gente acaba agregando valores na fruta, e além disso o consumidor que chega aqui para fazer a colheita tem uma fruta fresca de qualidade. Aquela fruta que eles colhem no pé proporciona o prazer de retirar o alimento e saber de onde ele vem”, comenta Rafael. Ele ainda ressalta que, durante a semana, a rotina é intensa, com cuidados constantes na plantação, enquanto nos fins de semana a interação com o público toma conta do cenário.
Em Jundiaí, o turismo rural atrai anualmente cerca de um milhão de pessoas, movimentando a economia local e contribuindo para a preservação de áreas agrícolas. Para os turistas e produtores, a experiência de abrir as porteiras é um convite ao lazer, mas também uma forma eficaz de manter um caminho sustentável para o futuro do campo.
