Apoio Financeiro Para a Cultura Carioca
Na última segunda-feira (19), o governo federal anunciou a destinação de R$ 12 milhões para a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Com esse investimento, cada uma das 12 escolas de samba receberá cerca de R$ 1 milhão, o que é crucial para a preparação da maior festa popular do Brasil.
A assinatura do termo de cooperação ocorreu na Cidade do Samba, reunindo representantes da Embratur, do Ministério da Cultura e da Liesa. De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o Carnaval é uma vitrine internacional para o Brasil. “Trata-se de uma imagem gigante, a maior do Brasil no mundo. O carnaval gera trabalho, renda e, acima de tudo, alegria. Essas três coisas são proporcionadas em larga escala durante a folia”, afirmou Freixo.
Ele também destacou a importância da celebração, que atrai turistas de mais de 160 países. “Neste ano, estamos cantando do Rio Grande do Sul até o Amapá, passando pela Bahia e outros locais. A repercussão do Carnaval no Rio alcança todo o Brasil”, acrescentou.
Preparativos e Expectativas das Escolas de Samba
Gabriel David, presidente da Liesa, ressaltou que o recurso será fundamental na reta final dos preparativos das escolas para o desfile. “Atualmente, todos os barracões estão a mil por hora. Milhares de pessoas estão mobilizadas na Cidade do Samba para que possamos oferecer mais um grande espetáculo, não apenas para o nosso país, mas também para mostrar ao mundo o que temos de melhor”, declarou David.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, também abordou a importância da parceria com as escolas de samba, especialmente no combate à violência contra a mulher. “Esta parceria não deve se limitar apenas ao Carnaval. Vocês estão aqui durante todo o ano. Queremos participar de toda mobilização, evento ou formação que pudermos”, enfatizou a ministra.
Reconhecimento e Valorização Cultural
Vale ressaltar que, nesta segunda-feira, completa-se um mês do reconhecimento dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro como Patrimônio Cultural do Estado. Essa medida amplia a base legal para investimentos públicos e políticas de valorização profissional, além de consolidar o Carnaval como um ativo estratégico do estado, tanto do ponto de vista cultural quanto econômico. O investimento governamental reforça o compromisso com a cultura e o Turismo, proporcionando um fôlego importante para as preparações das agremiações cariocas.
