Programação do Carnaval de Joinville 2026
A folia já tem data marcada! Nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, Joinville entrará em clima de festa com seu tradicional Carnaval. Na última quinta-feira, 15 de janeiro, a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), revelaram a programação e as novidades deste ano.
Como nas edições anteriores, a festa ocorrerá um final de semana antes do Carnaval oficial, permitindo que os foliões aproveitem as festividades em Joinville antes de se deslocarem para outras cidades vizinhas que celebram a data.
“Joinville reafirma seu papel de liderança no Carnaval catarinense, agregando valor turístico à festividade. Ao promovê-la antes do calendário oficial, incentivamos a visita de quem ama o Carnaval e deseja desfrutar do nosso evento, que é repleto de paixão e energia. Além disso, os joinvilenses que viajam podem aproveitar tudo que preparamos”, comentou Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo.
Além disso, o secretário ressaltou a história da festa na cidade, que se estende desde o século XIX. “O Carnaval tem raízes profundas em nossa cultura e continuamos a valorizá-lo com infraestrutura adequada e o empenho das escolas de samba e blocos”, acrescentou Guilherme, enfatizando a colaboração necessária para a realização do evento.
Retorno da Competitividade nos Desfiles
A principal novidade para o Carnaval de 2026 é o retorno do Desfile das Escolas de Samba como uma competição, algo que não acontecia há dez anos. “Depois de uma década, trazemos essa alegria de volta. Realizamos uma seleção nacional para julgadores. O Carnaval será avaliado por 18 especialistas, em dois módulos, o que incentivará as escolas a se dedicarem ainda mais. A competição saudável é essencial para o crescimento do evento”, afirmou Gabriel de Paula, presidente da Liga das Escolas de Samba de Joinville.
O desfile ocorrerá no dia 7 de fevereiro, sábado, na Avenida Beira Rio. A cerimônia começará com a tradicional lavagem da avenida pelo Afoxé Omilodê, às 18h, seguida pelos desfiles das escolas a partir das 19h, seguindo a ordem definida por sorteio realizado pela LIESJ.
As quatro escolas participantes são: a Associação Recreativa Escola Fusão do Samba, que abrirá o desfile, seguida pela Escola de Samba Príncipes do Samba, Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade, e encerrando o evento, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão.
O ponto de concentração das escolas será na Avenida José Vieira e nas ruas Vargeão e Eduardo Krish, próximas ao barracão montado no Expocentro Edmundo Doubrawa. Já a dispersão ocorrerá na faixa demarcatória do final do desfile, passando pela saída da Escola do Teatro Bolshoi até o cruzamento da Avenida José Vieira e Rua Itaiópolis.
Cada escola terá entre 50 e 60 minutos para o desfile, sendo que haverá penalizações para aqueles que não cumprirem o tempo mínimo ou ultrapassarem o máximo. As escolas devem trazer, no mínimo, 300 integrantes, com uma bateria de pelo menos 25 ritmistas e um grupo de ao menos dez baianas. Além disso, devem apresentar duas alegorias inéditas e uma comissão de frente com entre 10 e 15 componentes.
Temas dos Sambas-enredo
A tradição dos sambas-enredo também promete surpreender. A Associação Recreativa Escola Fusão do Samba homenageará as cinco décadas de história do Joinville Esporte Clube com o samba-enredo “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”. O diretor de Carnaval, Victor Lemes, antecipa que muitas inovações e surpresas estarão presentes no desfile.
Por sua vez, a Escola de Samba Príncipes do Samba trará à avenida o tema “Baobá, a árvore sagrada: morada do tempo, saberes, memórias e resistência!”, conectando a ancestralidade africana à identidade brasileira. “Estamos trabalhando arduamente nas fantasias e já temos a quadra cheia”, revelou Deivison Garcia, diretor de Carnaval da escola.
O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade exaltará a memória e a história de Joinville com o samba-enredo “Do outro lado um rio de Carnaval”, lembrando dos povos nativos que contribuíram para a construção da cidade. “Queremos contar a história de forma completa, sem apagar a força dos imigrantes que ajudaram a moldar Joinville”, destacou Rogério Souza Júnior, membro da Comissão de Carnaval.
Por fim, a Unidos do Caldeirão homenageará os 90 anos do futebol amador com o samba “Glórias e conquistas – o voo da Fênix leva a várzea joinvilense para a avenida!”. “Estamos colaborando com escolinhas de futebol para levar essa história ao desfile”, contou Marili Narciza, presidente da Unidos do Caldeirão.
Os sambas-enredo estão disponíveis nas plataformas Spotify e Amazon Music, permitindo que os foliões ensaiem suas letras antes do grande dia.
Domingo de Diversão em Família
O domingo (8/2) será marcado por atividades voltadas para a família no Carnaval da Família, com programação para adultos, crianças e até para os pets. Às 10h, os blocos do Coletivo de Blocos de Rua se concentrarão na Praça da Bandeira, com uma festa que mistura samba, pagode, pop e axé. Às 14h30, eles seguirão para o Centreventos Cau Hansen, onde terão um grande encontro com as escolas de samba, garantindo uma celebração que irá até às 21h.
Kika Salomão, coordenadora de Comunicação do Coletivo de Blocos de Rua, afirmou que já são oito blocos confirmados, além de três novos, com sorteio da ordem de desfile previsto. “Todos são bem-vindos, e garantimos que a festa será cheia de alegria”, convidou Kika.
No Expocentro Edmundo Doubrawa, o baile infantil promete divertir as crianças com brinquedos, música e muitas surpresas. E os pets também têm seu espaço na Pet Folia, que contará com desfile e concurso de fantasias.
O Carnaval de Joinville é uma realização da Liga das Escolas de Samba de Joinville, com o apoio da Prefeitura e da Fundação Catarinense de Cultura do Governo de Santa Catarina, prometendo uma festa inesquecível para todos os joinvilenses e visitantes.
