Inscrições Abertas para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
Está disponível o edital de chamamento público para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorrerá entre 24 e 29 de março, em Aracruz, no Espírito Santo. A iniciativa visa mobilizar criadores e fazedores de cultura de todas as regiões do Brasil, estimulando a participação no maior evento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O encontro tem como foco o reconhecimento da diversidade cultural brasileira e a relevância da cultura para a promoção da justiça social, o desenvolvimento sustentável e o conceito de Bem Viver.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de janeiro, podendo ser realizadas através da plataforma Mapa da Cultura. O edital é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), representado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).
“A Teia é um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios, avanços e o futuro da PNCV. É também uma celebração da nossa diversidade cultural, além de um momento de pactuação para efetivar os direitos culturais no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, que estamos construindo. O edital da 6ª Teia Nacional expressa a dimensão tradicional, plural, de raiz e inovadora. É um convite para que artistas, gestores e comunicadores compartilhem com a Rede Cultura Viva suas artes, conhecimentos, práticas e expressões culturais. É o momento de fortalecer a Cultura como um pilar essencial para a construção de um mundo mais justo e sustentável”, comentou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
Vagas e Categorias Disponíveis
No total, serão selecionadas 197 propostas. Os contemplados terão direito a apoio financeiro, transporte, despacho de bagagens e equipamentos, hospedagem, alimentação, translado em Aracruz e infraestrutura necessária para suas apresentações, conforme a categoria e a capacidade do evento.
Os proponentes que não conseguirem as vagas disponíveis também poderão integrar a programação de forma colaborativa, embora sem a ajuda de custo. Além dos pontos e pontões de cultura certificados, o edital está aberto a pessoas físicas, grupos ou coletivos artísticos (mesmo sem CNPJ) e entidades sem fins lucrativos (com CNPJ), estejam ou não vinculados aos pontos e pontões.
As oportunidades estão distribuídas em oito categorias: artes cênicas, música e manifestações das culturas tradicionais e populares; artes visuais; audiovisual; Feira de Economia Criativa e Solidária; vivências de mestras e mestres; reflexão, formação e debate; experiências do Bem Viver e comunicação colaborativa. Para garantir a equidade, o edital adota critérios de regionalização e reservas de vagas: 25% para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência.
Esclarecimentos e Dúvidas
Para auxiliar os proponentes, uma live de apresentação do edital será realizada na terça-feira, dia 20 de janeiro, às 17h, no canal oficial do MinC no YouTube. Essa é uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas e entender melhor como funciona o edital.
Além disso, os interessados podem entrar em contato através do e-mail teianacional.2026@ifes.edu.br.
Faça Parte da Transformação Cultural
As inscrições estão abertas para um evento que promete ser um marco na promoção da diversidade cultural e na luta por justiça social. Acesse aqui para se inscrever e garantir sua participação na 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura.
