Oportunidade para a Valorização da Educação Indígena
Na última segunda-feira (5), o Governo do Amapá anunciou a realização de um concurso público destinado à educação indígena no estado. Este será o primeiro processo seletivo nessa área em duas décadas, refletindo uma importante iniciativa para fortalecer a educação nas comunidades locais.
As provas estão programadas para abril deste ano e serão realizadas em diversos territórios indígenas do Amapá, assim como em regiões do Norte do Pará. A gestão do concurso ficará a cargo do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), conforme informações divulgadas no Diário Oficial do Estado.
O certame oferecerá oportunidades para diferentes cargos na educação indígena, incluindo professor indígena (classes A e C), pedagogo indígena, especialista em educação indígena e auxiliar educacional indígena. A primeira fase da seleção consistirá em provas objetivas, que avaliarão as competências dos candidatos.
Segundo informações do governo estadual, o concurso visa recompor o quadro de profissionais nas escolas indígenas estaduais, que tem sido impactado por aposentadorias, pela expansão do sistema de ensino, pela criação de novas comunidades e pela migração de profissionais para outras áreas.
No momento, a rede pública estadual conta com 201 professores indígenas que atuam em 54 escolas situadas nos municípios de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e na área do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Em 2024, a educação indígena registrou um total de 4.742 alunos matriculados em todas as etapas e modalidades de ensino, mostrando a necessidade constante de investimento e valorização dessa área.
