Investimentos para Avançar em Reabilitação
O Ministério da Saúde anunciou a renovação do contrato com a Rede Hospitalar Sarah Kubitschek, responsável por hospitais de reabilitação em sete estados e no Distrito Federal. O novo acordo, que terá duração de cinco anos e um valor de R$ 7,5 bilhões, visa garantir o atendimento de mais de 2 milhões de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os recursos do contrato serão destinados a consultas, exames e tratamentos especializados, com foco nas áreas de neurologia, ortopedia e fisioterapia, que são os principais serviços oferecidos pela Rede Sarah. Essa iniciativa faz parte do programa ‘Agora Tem Especialistas’, lançado em 2023, que busca aumentar a oferta de atendimentos médicos em especialidades e reduzir as longas filas de espera por cirurgias eletivas e exames mais complexos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na unidade principal da Rede Sarah, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (31), para oficializar a assinatura do contrato. Durante a visita, ele destacou a importância dos investimentos: “Esses recursos vão apoiar a Rede Sarah a oferecer cuidados integrados a quem precisa de reabilitação, especialmente em neurologia e ortopedia. Vamos possibilitar mais cirurgias e consultas especializadas para cerca de 2,1 milhões de pessoas atendidas”, afirmou.
Expectativas para o Atendimento em 2026
Para o ano de 2026, o Ministério da Saúde prevê a realização de 1,7 milhão de exames e terapias, além de 515,4 mil consultas para a rede pública. A renovação deste contrato com a Rede Sarah visa garantir um atendimento de qualidade e gratuito nas unidades espalhadas por estados como Pará, Minas Gerais, Ceará, Amapá, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, e no Distrito Federal.
A Rede Sarah possui uma reputação consolidada nacional e internacionalmente como uma referência em reabilitação de alta complexidade. Há 25 anos, a instituição atua de forma integrada ao SUS, recebendo, ao longo deste período, mais de R$ 11,8 bilhões em investimentos do governo federal.
Em 2025, a Rede Hospitalar já havia realizado para o SUS mais de 512 mil consultas, 3,6 milhões de ações de reabilitação e 20,7 mil procedimentos cirúrgicos. Esses números ressaltam a importância da instituição na promoção da saúde e recuperação de pacientes que necessitam desse tipo de atendimento.
Avanços nas Cirurgias e Exames pelo SUS
Durante sua visita, o ministro Padilha fez um balanço positivo sobre a implementação do programa ‘Agora Tem Especialistas’. Ele revelou que até o final de 2025 o SUS deverá registrar um novo recorde de cirurgias realizadas, superando 14,2 milhões de procedimentos. “Ainda há desafios pela frente, mas estamos avançando. As filas nos municípios e estados são uma preocupação, mas estamos trabalhando para enfrentá-las de forma eficiente”, ressaltou.
Além das cirurgias, o ano de 2025 também verá mais de 4 milhões de exames realizados pelo SUS, juntamente com um número recorde de quimioterapias. O ministro enfatizou que a pasta está promovendo os maiores mutirões nacionais na história do SUS, envolvendo hospitais universitários e filantrópicos, além da ampliação de centros de radioterapia em todo o Brasil.
A meta para 2026 inclui a instalação de centros de tratamento de radioterapia atualizados em todos os estados, sendo que Roraima é o último a receber esses equipamentos, que já estão a caminho. Com essas ações, o Ministério da Saúde busca atender de maneira mais eficaz às demandas de saúde da população brasileira.
