Preparativos para as Festas de Fim de Ano em São Luís
Com a chegada das festividades de fim de ano, o fluxo de turistas em São Luís, capital do Maranhão, tende a aumentar significativamente. O programa ‘Diário da Manhã’, veiculado nesta terça-feira (30), abordou como a rede hoteleira se prepara para receber esse incremento na demanda. O entrevistado Igor Almeida, coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, destacou a relevância de dados e informações sobre o setor, que são coletados em colaboração com a Secretaria de Estado do Turismo e diversas instituições de ensino e pesquisa.
Nesta época do ano, muitos visitantes se dirigem a São Luís atraídos pela programação especial de virada do ano, que está sendo promovida pelo Governo do Estado na Avenida Litorânea. Essa movimentação também beneficia o comércio local, resultando em mais empregos e renda para a população. ‘Temos uma expectativa muito alta em relação a este final de ano, devido às festividades e shows na Avenida Litorânea, e já projetamos uma taxa de ocupação hoteleira de 96% para esse período’, afirmou Igor Almeida.
Impacto no Comércio Local e Expectativas de Faturamento
Além da taxa de ocupação, as previsões são animadoras em relação ao aumento do faturamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos. ‘O turismo é uma cadeia. Quando um segmento se beneficia, todos os outros também ganham. Agências de viagens, restaurantes e casas de eventos estão preparados para receber um grande fluxo de pessoas, tanto de residentes quanto de turistas’, comentou Almeida.
Os dados do Observatório do Turismo do Maranhão mostram um cenário promissor. Os visitantes não estão apenas em busca das belezas naturais dos Lençóis Maranhenses, mas também estão explorando outros destinos, como os passeios náuticos na região de Raposa. ‘O turismo náutico em Raposa também está se destacando. As informações coletadas da prefeitura de Raposa indicam que o fluxo de passeios náuticos aumentou mais de 30% em relação ao ano passado’, acrescentou o coordenador do Observatório.
Diversificação das Ofertas Turísticas
Para Igor Almeida, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão tem se empenhado em diversificar as opções turísticas. ‘Estamos focando na regionalização e na integração dos roteiros. Para 2026, já há planos para desenvolver roteiros que conectem não apenas os polos tradicionais, como São Luís e Lençóis, mas também outros destinos, como o Delta e a Chapada das Mesas. Todos os dez polos turísticos estão sendo contemplados com pelo menos um roteiro integrado’, explicou.
O programa ‘Diário da Manhã’, que trouxe estas informações, é apresentado pelo jornalista Ronald Segundo e é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia e TV Assembleia, além do canal do YouTube. A expectativa para os próximos meses também é de que o turismo continue a crescer, trazendo mais desenvolvimentos econômicos e sociais para a região.
